• 24HR Contact Center: +254 20 327 4747

Board of Directors

  • Mr. Evanson Mwaniki - Non Executive Chairman 
    Sr. Evanson Mwaniki -  Presidente não executivo 

    O Sr. Mwaniki possui um Bacharelado em Artes (com louvor) pela Universidade de Londres.

    Ele foi gerente geral da Shell e BP entre junho de 1989 e dezembro de 1994. Durante este período, o Sr. Mwaniki alcançou notáveis realizações incluindo transformar a empresa de uma posição de perdas em 1989 para a lucratividade. Ele também liderou as negociações da indústria petrolífera com o governo para a liberalização da indústria petrolífera, levando à desregulamentação de fato em outubro de 1994 e preparou a Kenya Shell e a BP Kenya (incluindo reestruturar a organização) para a comercialização eficaz no novo ambiente de negócio (liberalizado). O Sr. Mwaniki representou a indústria petrolífera em diversos fóruns influentes. Estes incluem a Federação dos Funcionários do Quênia e a Associação do Leste Africano.

    O Sr. Mwaniki atualmente faz parte do conselho de diversas empresas, incluindo a British American Tobacco Kenya (presidente não executivo), East African Breweries Ltd, East African Packaging Industries Ltd e a Lion of Kenya Insurance Company Ltd.


     
  • Mr. Titus Naikuni - Group Managing Director & Chief Executive
    Sr. Titus Naikuni -Diretor gerente do grupo e Presidente executivo 

    O Sr. Naikumi possui Bacharelado em Ciências em Engenharia Mecânica (com louvor) pela Universidade de Nairóbi. Ele também é graduado pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial (PMD71) da Harvard Business School e recebeu o título de Doutor em Ciência da Engenharia pela Universidade de Agricultura e Tecnologia Jomo Kenyatta, um prêmio honorário em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento. Ele juntou-se à Magadi Soda Company em 1979 como engenheiro estagiário e alcançou o cargo de diretor-gerente daquela empresa em 1995 e diretor-gerente da Magadi Railway Company (uma subsidiária da Magadi Soda Company) em 1996. Entre agosto de 1999 e março de 2001 o Sr. Naikumi se tornou membro de uma equipe do Banco Mundial patrocinada por tecnocratas do Quênia, conhecidos como “Equipe dos sonhos” que foram contratados pelo presidente Moi para transformar a economia do Quênia. Nesta posição o Sr. Naikuni atuou como secretário permanente para o Ministério da Informação, Transporte e Comunicações e foi membro do conselho da Kenya Airways naquele período. Ele voltou à Megadi Soda Company em abril de 2001 onde continuou atuando como diretor-gerente, posição que ocupou até assumir seu cargo atual na Kenya Airways em fevereiro de 2003.

    O Sr. Naikuni possui vasta experiência em diretorias, tendo atuado em vários conselhos de empresas incluindo membro do conselho da Brunner Mond (África do Sul), como presidente da Kenya Power & Lighting Company e como presidente da Housing Finance Company Limited. Ele recebeu o prêmio Administrador do Ano no Quênia em 2002. Atualmente é membro do conselho da Maersk Kenya Ltd, Access Kenya Ltd, CFC Bank Kenya Limited, vice-diretor da Magadi Soda Company Ltd e membro da Unilever Africa Advisory Council.


     
  • Alex Wainaina Mbugua - Group Finance Director 
    Alex Wainaina Mbugua - Diretor financeiro do grupo

    Indicado como diretor financeiro do grupo em 14 de julho de 2008. Possui MBA com especialização em Finanças Corporativas e Investimentos Financeiros; secretário público certificado; auditor independente certificado; e um membro do Instituto dos Auditores Independentes Certificados do Quênia. Anteriormente assumiu diversas posições de conselho na AngloGold Holding (Reino Unido, RSA e 5 países africanos); Bain Hogg and Norfolk Holdings (K) Ltd.

    Em relação à sua experiência profissional, o Sr. Mbugua foi, desde 2003, diretor financeiro da Africa Open Mines, AngloGold Ashanti, South Africa Seus cargos anteriores incluem CEO, Combined Systems Group, Africa Division PWC, Joanesburgo (2000 -2003); diretor financeiro e administrativo, Bain Hogg Insurance Brokers, Quênia (1997 -1999); diretor financeiro, Express Kenya (1992 – 1997); consultor financeiro, International Air Transport Association (1990 -1991) e consultor de auditoria, KPMG, Quênia (1985 – 1989).


     
  • Mr. Dinesh Kapila - Non-Executive Director 
    Mr. Dinesh Kapila -Diretor não executivo  

    O Sr. Kapila é patrono da Suprema Corte do Quênia, advogado de defesa, Lincolns’ Inn, Inglaterra, parceiro da D.V. Kapila & Company Advocates, profissional de questões corporativas, comerciais e de transferência de posse.

    Ele tem se envolvido ativamente na estratégia de privatização geral no Quênia como membro do Comitê do Programa de Reforma Paraestatal do governo do Quênia. Foi membro da Força-Tarefa do procurador-geral formada para analisar e atualizar leis relacionadas a empresas, parcerias, investimentos e insolvência.

    Ele foi membro dos Comitês de Novos Assuntos e Crescimento Econômico da Bolsa de Valores de Nairóbi. Ele se envolveu na reestruturação da Kenya Ports Authority e também da National Cereals and Produce Board. Orientou o setor privado em questões relacionadas a telecomunicações, ferrovias, setor bancário, hotéis, propriedades, indústrias, agricultura, entre outros e é diretor de diversas empresas privadas. Ele se juntou ao conselho da Kenya Airways em abril de 1991, e atualmente é diretor do Comitê de Gerenciamento de Risco e Auditoria do conselho, membro do Comitê de Funcionários e Remuneração do conselho e também diretor das empresas subsidiárias da companhia aérea, Kenya Airfreight Handling Limited, African Cargo Handling Limited e Kencargo Airlines International Limited.


     
  • Mr. Peter F. Hartman - Non-Executive Director
    Mr. Peter F. Hartman - Diretor não executivo

    O Sr. Peter F. Hartman estudou engenharia mecânica na Politécnica de Amsterdã, seguido por um curso de Economia Empresarial na Erasmus University em Roterdam, onde obteve seu mestrado.

    O Sr. Hartman iniciou na KLM como analista de trabalho para o Departamento controlador de engenharia e manutenção em 29 de outubro de 1973. Ele foi nomeado controlador – trabalhou para terceiros em engenharia e manutenção em 1975. Nos anos seguintes ocupou diversas posições como controlador nos Países Baixos e no exterior.

    Em 1984, foi indicado diretor – serviços de contrato técnico responsável pela venda de serviços de manutenção técnica da KLM para outras companhias aéreas. E em 1987 foi indicado para gerente de projeto – Schiphol 2000.

    Em 1º de janeiro de 1989 ele se tornou vice-presidente – Serviços de terra KLM Schiphol. Nesta função foi responsável pelos processos de manejo em Schiphol e em todas as estações externas da KLM.

    O Sr. Hartman se tornou vice-presidente sênior – Atendimento ao cliente em 1º de outubro de 1990, e em 15 de abril de 1994 foi nomeado vice-presidente executivo – Pessoal e organização.

    Em 1º de Janeiro de 1996 o Sr. Hartman assumiu o cargo de vice-presidente executivo – Engenharia e manutenção, assumindo depois seu cargo em 6 de agosto de 1997 no Conselho de Diretores da KLM. Em 1º de abril de 2007, o Sr. Hartman se torna o presidente e CEO da KLM.


     
  • Ron Schipper - Non-Executive Director 
    Ron Schipper -Diretor não executivo 

    Ron Schipper nasceu em 1945 em Bussum, Países Baixos.

    Ele juntou-se à KLM em 1969, voou por três anos como comissário de bordo e depois foi transferido para a gerência de tripulação onde exerceu vários cargos de gerência até 1977. Foi nomeado gerente do departamento de treinamento de tripulação em Schiphol no mesmo ano.  Ele deixou os Países Baixos em 1980 para sua primeira posição no exterior como gerente de tripulação servindo a Nigéria Airways em Lagos.  Em 1982 foi nomeado gerente de vendas para o Quênia, baseado em Nairóbi, de onde foi transferido para o Reino Unido em 1984 como gerente distrital para o Norte da Inglaterra, baseado em Manchester.

    Em 1986 Ron foi nomeado gerente-geral para  Gana e em 1989 passou um breve período na França como gerente-geral temporário baseado em Paris, antes de retornar aos Países Baixos para assumir o cargo de secretário executivo da Divisão de Passageiros.  Foi cedido em 1991 para a Antillean Airlines em Curaçau como diretor-gerente.   

    Ron voltou ao continente próximo ao seu lar, África, em 1994 e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente e gerente de área para a África, baseado em Joanesburgo onde atualmente vive.

  • Mr. Joseph Kinyua - Non-Executive Director
    Mr. Joseph Kinyua -Diretor não executivo 

    O Sr. Kinyua é economista de carreira que ocupou vários cargos no Tesouro e Banco Central. Também se envolveu em diversos projetos com o Fundo Monetário Internacional no Quênia e no exterior. Possui mestrado e bacharelado em Economia (Universidade de Nairóbi).

    Atualmente é membro do Comitê de Gerenciamento de Risco e Auditoria do Conselho e do Comitê de Nomeações.


     
  • Ayisi Makatiani - Non-Executive Director 
    Ayisi Makatiani - Diretor não executivo 

    O Sr. Ayisi Makatiani é chefe da Fanisi Capital Ltd, uma empresa estabelecida em 2009 para gerenciar um fundo de capital de investimento/capital privado de US$ 50 milhões investindo em pequenas e médias empresas no Leste Africano. Anteriormente ele foi chefe da African Management Services Company (AMSCO), fundada pela International Finance Corporation – o braço do setor privado do Banco Mundial. O Sr. Makatiani graduou-se em Engenharia pelo Massachusetts Institute of Technology antes de fundar a Africa Online, que se tornou o maior provedor de acesso à internet do continente.

    O Sr. Makatiani também é conselheiro do presidente no Quênia, membro do Conselho da Kenyan Airways, foi membro da Força-Tarefa do secretário geral da ONU em ITC e foi vice-diretor do Conselho da Kenyatta University.

    Em 2010, o Sr. Makatiani recebeu a honra nacional e prêmio Elder of the Order of the Burning Spear (EBS), um dos mais altos que pode ser concedido a um civil pelo chefe de estado. Eleito um dos 10 maiores CEOs no Leste Africano diversas vezes, Ayisi Makatiani é Líder Global para o Amanhã e um Líder Global Jovem no Fórum Econômico Mundial


     
  • Mr. Jos Veenstra - Alternate Non-Executive Director 
    Sr. Jos Veenstra -Diretor-adjunto não executivo   

    O Sr. Veenstra é contador certificado.  Após concluir seus estudos em Economia Empresarial na Universidade de Groningen em 1991, ele trabalhou na KPMG como auditor.  Juntou-se à KLM em 1996. Ocupou vários cargos financeiros para a KLM nos Países Baixos.  Durante os últimos quatro anos, foi vice-presidente de Finanças e Controle para a divisão de Engenharia e Manutenção da KLM.  Atualmente também é membro do conselho da KLM UK Engineering Limited, como também da EPCOR BV.  Ele é o atual gerente de holding da KLM e responsável pelo monitoramento das holdings corporativas da KLM. Também é membro do Comitê de Gerenciamento de Risco e Auditoria do Conselho.


     

     
  • Salma Mazrui - Non-Executive Director
    Salma Mazrui - Diretora não executiva

    Salma Mazrui é especialista em administração e desenvolvimento institucional com 20 anos de experiência nos setores de seguros, assistência médica privada, publicidade, finanças e direito Ela exerceu um importante papel na formação da estratégia de desenvolvimento do setor privado do Quênia, já tendo trabalhado antes no Quênia, Uganda, Tanzânia, Costa do Marfim, Gana, África do Sul, Zimbábue, Zâmbia, Moçambique, Namíbia e Suazilândia. Atualmente é membro do Conselho Econômico e Social do Quênia e da Universidade KCA, e diretora do African Fund for Endangered Wildlife. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade George Mason, nos EUA, e

    é mestre em Administração (Marketing) pela Universidade de Nairóbi.
     
  •  
  • Dennis Awori;Non-Executive Director
    Embaixador Dennis Awori, diretor não executivo
    Dennis Awori obteve Bacharelado (com louvor) em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Manchester em 1976. Ele possui graduação em Programa de Liderança de Administração pelo Ashridge Management College, Reino Unido, e em Desenvolvimento de Administração pela Emory Business School, Universidade de Atlanta. Dennis Awori começou sua carreira na Cooper Motor Corporation Holdings Ltd, onde foi gerente geral de vendas e depois gerente de filial para a região Quênia Ocidental. Foi nomeado diretor-gerente da Lonrho Motors East Africa (anteriormente chamada Motor Mart Group) em 1997. Ele se tornou conselheiro corporativo e consultor executivo, cargo que ocupou até ser indicado como Embaixador da República do Quênia para o Japão e Coreia em 2004. Ao retornar em abril de 2009 foi imediatamente nomeado presidente da Toyota Tsusho Africa (Pty) Ltd, e em abril de 2010 foi nomeado para o NEPAD.